segunda-feira, 20 de abril de 2009

Treinando em Natal - Yudanshakai [18 e 19.04.09]

O desenvolvimento técnico deve ser sempre buscado pelo praticante. Treinar com outros grupos nos faz reviver os momentos em que iniciamos a arte, se bem que, sempre seremos iniciantes. Ter iniciativa de estar com pessoas diferentes do seu dia a dia de treino, do seu Dojô é o que faz ampliar seu Aikido quando se é um Yudansha. Nunca devemos pensar que estamos prontos, há sempre o que melhorar, o que aprender. Praticantes diferentes, vivências diferentes são fatores que nos levam a igualdade de pensamento, um mundo com a mente aberta e pronto para encarar a realidade.

Dentre as lições tão valiosas que aprendi do meu Sensei, uma se inclui neste contexto: "existem mais de cem formas de se aplicar um Shomen Uti Dai Ikkyo Omote, quantas você já tem em mente?". Entendi que só há uma forma de aprender: TREINANDO.

Por isso valeu muito a pena ir para Natal. Revi muitos colegas de treino como o Gabriel, Marcos, James e Sérgio que são todos Yudansha 3º grau. Todos eles foram alunos do Rodrigo Martins Sensei que vive hoje nos EUA e que foi um dos Sensei que marcou bastante minha vida como aikidoísta. Sua alegria e sinceridade durante os treinos nos deixava muito felizes com a prática, bons tempos. Ver hoje o grande legado do Rodrigo Sensei em seus alunos é bastante motivador para voltar para esta casa [Dojô], pois neles há receptividade e boa convivência.

Iniciando o Yudanshakai [Marcos Sensei]

Treinar - Melhor não há

Retribuindo o conhecimento


Treinando com o Sérgio Sensei

Muitos Ukemi [saber movimentar o corpo é extremamente importante]

Jô Dori - Movimentando o centro


Reflexão e encerramento

Kimochi [Sentimento do Ki]

"A correta atitude de respeito, sinceridade e modéstia, bem como a atmosfera adequada, são essenciais para o processo de aprendizado; e, como o Aikido é uma arte marcial, constituem ingrediente imprescindível para a segurança de cada indivíduo". Mitsugi Saotome Sensei - Aikido e a harmonia da natureza.

Sinceros agradecimentos aos amigos de Natal.

Um comentário: