sábado, 25 de abril de 2009

Repetição

"Se você perde o espírito da repetição, sua prática se torna bastante difícil." Shunryu Suzuki - Mestre Zen

O aprimoramento de qualquer técnica apenas se dará com treinamento constante e repetitivo. É através da "prisão" do modelo que nos tornamos livres. Não existem atalhos ou meio termo, há apenas um caminho a ser seguido, a vontade de sempre fazer melhor do que ontém.

Nunca devemos nos esquecer de quando éramos iniciantes e o Ukemi era o nosso maior desafio. O tempo se passa e nem percebemos quantas etapas foram vencidas. Se pudessemos assistir um quadro a quadro do desenvolvimento dos rolamentos ficaríamos impressionados. O cotidiano é o maior inimigo que temos, pois ele nos cega quanto a essas vitórias e em conseqüência disso não há a compreensão suficiente para entender o que se passa com um Kohai.

Aquele que consegue visualizar a sua trajetória, ama a repetição, o fazer a mesma coisa de forma diferente sem que o modelo seja deturpado e esquecido.

Durante a minha prática tive a oportunidade de participar de quatro seminários do Massatake Fujita Shihan. No início não compreendia a razão pela qual ele mostrava exatamente as técnicas que o meu Sensei nos ensinava no Dojô. Ora, não era um seminário de um Shihan? não era pra haver técnicas extremamente complicadas e extraordinárias? O Sr. tempo me deu a resposta: Aquele simples Shiho Nage que o Fujita Shihan aplicava era extremamente complicado e extraordinário. Vejo que levarei muitos anos de repetição para conseguir fazer dez por cento do que ele fazia; e, pensava eu que fazia o mesmo no Dojô.

Massatake Fujita Shihan [8º Dan - Aikikai]
Uma palavra ecoa em minha mente: TREINAR.

Bueno Sensei certa vez disse para mim: "treinar é a única forma de refinar o Aikido". Gentil Sensei disse: "kimochi no treinamento, treinar é o que importa". E o Rogério Sensei era direto ao assunto: "treinar, treinar e treinar".

Temos que nos guiar pelos mais antigos, por aqueles que tem mais tempo de treinamento e responsabilidades do que nós.

"A experiência de vida, o exercício diário e a passagem do tempo enriquecem a sabedoria. Quando Ô Sensei ensinava Ikkyo, este parecia idêntico dez anos depois, mas, na verdade, era completamente diferente. Seu espírito era outro, a sua compreensão e filosofia tinham se aperfeiçoado mais ainda. Para Ô Sensei, o treinamento era a vida diária... Aqueles que só se preocupam coma forma não conseguem perceber o crescimento e a mudança interiores". Mitsugi Saotome Sensei - Aikido e a harmonia da natureza

Treinar - esse é o segredo do budo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário